quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Surdos votam em Dilma!



O que Dilma fez pelos surdos?


Entre 2011 e 2014, a Presidenta Dilma fez muitas coisas pelos Surdos brasileiros. Abaixo eu elenquei algumas das ações. Se ligue:

- Letras Libras: Autorização de abertura de 27 cursos de Letras Libras, um em cada Estado do Brasil. Muitos já estão funcionando, alguns estão quase prontos e serão inaugurados em breve. 

- Centrais de Intérpretes: Foram criadas diversas Centrais em todo o Brasil para atendimento dos Surdos em situações de saúde, cidadania e justiça.

- PRONATEC: Cursos de capacitação profissional têm PRIORIDADE e GARANTIA de acessibilidade para Surdos e para pessoas com deficiência em geral.

- Caminhos da Escola: Surdos têm garantia de transporte de casa para escola, em zona urbana e zona rural.

- Programa Incluir: Núcleos de acessibilidade criados em todas as Universidades Federais para garantir a qualidade de vida dos Surdos e das pessoas com deficiência em geral.

- BPC na Escola: Crianças Surdas que estavam fora da escola foram localizadas e matriculadas. Em breve nenhuma criança estará fora da escola. 

- BPC Trabalho: Surdos podem suspender o recebimento do BPC provisoriamente para trabalhar. Se perder o trabalho, agora podem voltar a receber BPC (antes não podia).

- Residências Inclusivas: Surdos e pessoas com deficiência em geral, em situação de vulnerabilidade (por exemplo pessoas sem casa e sem família), podem ser acolhidos nessas casas com toda dignidade.

- Centro-Dia de Referência: Surdos e pessoas com deficiência em geral que não têm opção de atividades de cuidado durante o dia podem ser atendidos nesses espaços.

- Minha Casa Minha Vida: surdos e pessoas com deficiência em geral têm direito à moradia adequada à sua condição sensorial. Recebem casas com kit de adaptação (campainha luminosa e interfone com vídeo).

- Programa Nacional de Inovação em Tecnologia Assistiva: O Governo Federal investe aqui na criação de tecnologias que facilitem a vida das pessoas surdas e pessoas com deficiência em geral através de estudos e pesquisas em Institutos, Universidades e Empresas.

- Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva: Localizado em Campinas (SP) e interligado com vários Núcleos pelo Brasil. Trabalham com pesquisa e inovação tecnológica pela melhoria da vida de pessoas surdas e pessoas com deficiência em geral.

- Crédito Acessível Banco do Brasil: existe uma lista de produtos para surdos que podem ser comprados com a ajuda do Crédito Acessível, com taxa de juros muito baixa. Entre eles os videofones e vários outros produtos.

- Identificação e intervenção precoce de deficiências: o Teste da Orelhinha foi implantado em todas as maternidades do Brasil, contribuindo na prevenção de doenças e deficiências.


E no próximo mandato ela fará tudo isso e muito mais, como:

Curso de Pedagogia Bilíngue (INES) com Polos pelo Brasil; 

- novos cursos de Letras Libras;

- novas Centrais de Intérpretes de Libras



Por isso, Surdos e Surdas do Brasil votam 
Dilma 13! 



Um comentário:

Ezequiel disse...

PArabens pela iniciativa !!! poucos querem discutir politica mas muitos querem reclamar dela sem saber o que realmente é verdade ou mentira.